Hora de dar um “match” nas habilidades

26 de março de 2025

por Redação The Shift

Hora de dar um “match” nas habilidades

Quase 60% dos profissionais planejam procurar emprego em 2025 – o que diz muito em um cenário de mudanças constantes e crescentes no mercado de trabalho. Segundo dados do LinkedIn, aproximadamente 40% das pessoas dizem que estão se candidatando a mais empregos do que nunca, mas recebendo menos respostas. Entre os fatores que contribuem para isso está a falta de match entre as habilidades que as organizações estão buscando e as capacidades dos candidatos.

Até 203070% das habilidades utilizadas em empregos atuais serão diferentes. O relatório “Skills on the Rise” aponta que entre as competências mais valorizadas estão a Alfabetização em IAGestão de ConflitosAdaptabilidadeOtimização de Processos e Pensamento Inovador. Uma leitura rápida do ranking de 15 habilidades mais requisitadas globalmente aponta para uma preocupação grande com soft skills. Sem essa capacidade de se conectar com o outro, o sentimento de isolamento cresce e pode despencar lá na frente em estatísticas de saúde mental.

Em um cenário de transformação contínua, habilidades humanas que complementam as capacidades tecnológicas serão decisivas para manter a competitividade e a relevância no mercado de trabalho.

A pesquisa global do LinkedIn revela o “match” entre as habilidades e o mercado: 

  1. Alfabetização em IA (AI Literacy). A crescente automação exige que profissionais entendam e saibam usar ferramentas de IA.
  2. Mitigação de conflitos. A gestão de conflitos se tornou essencial com o trabalho híbrido e as diferenças geracionais.
  3. Otimização de processos. Empresas buscam eficiência operacional para melhorar produtividade e reduzir custos.
  4. Grandes Modelos de Linguagem (LLMs). O desenvolvimento e aplicação de modelos de linguagem está em crescimento acelerado.
  5. Gestão de stakeholders. Saber negociar e alinhar expectativas entre diferentes grupos de interesse se tornou um diferencial para líderes.

Estratégias para desenvolver competências

O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório “Future of Jobs 2025 Report”, aponta que habilidades como Análise CríticaResiliênciaFlexibilidade e Liderança Social continuarão a ser essenciais, inclusive em um cenário em que a IA torna-se colaboradora e a automação dá conta de muitas tarefas.

A lacuna de habilidades internas mostra que não é possível resolver o problema só procurando fora de casa. Para se manterem competitivas, as empresas precisarão adotar uma abordagem proativa e contínua para o desenvolvimento de habilidades dos times. Isso inclui investimentos significativos em programas de reskilling e upskilling, parcerias com instituições educacionais e a criação de uma cultura corporativa que valorize o aprendizado contínuo. 

O Fórum Econômico Mundial estima que 59% da força de trabalho global precisará passar por algum tipo de capacitação até 2030. Desse total  29% poderão ser qualificados para seus papéis atuais e 19% para novas funções dentro da organização.

Como fica o Brasil?

Enquanto 67% das organizações citam dificuldade em encontrar profissionais qualificados, 45% possuem vagas abertas devido à falta de candidatos qualificados, segundo o relatório “Total Workforce Index”, da TWI. Os números são próximos da média global: 75% das empresas apontam escassez de talentos e dificuldade de contratação no último ano, o segundo maior total da última década.

Para o Brasil, a pesquisa do LinkedIn privilegia competências mais técnicas, consideradas fundamentais para uma empresa avançar. Isso sugere que as empresas estão ainda mais no modo survive do que no modo thrive.

Nas Top 5, pela ordem, estão Inteligência ArtificialComunicaçãoLiderança EstratégicaRetenção de Clientes e Política Comercial. A lista tem outras 10 competências adicionais, entre elas Resolução Colaborativa de Problemas (6º lugar), Análise de Dados Estatísticos (8º), Resolução de Conflitos (11º), Desenvolvimento de Pessoas (13º), Desenvolvimento Organizacional (14º) e Automação de Processos (15º)

Leia mais sobre habilidades e mercado no site da The Shift.

Texto original produzido e publicado por The Shift. Reprodução autorizada exclusivamente para a Abranet. A reprodução por terceiros, parcial ou integral não é permitida sem prévia autorização.

leia

também