ABRANET e ABIPAG anunciam acordo de cooperação para ações no combate às fraudes bancárias e na segurança digital

14 de abril de 2025

por Press release

ABRANET e ABIPAG anunciam acordo de cooperação para  ações no combate às fraudes bancárias e na segurança digital

A ABRANET – Associação Brasileira de Internet - representativa dos segmentos de conexão, conteúdo, fintechs, edutechs, data centers e empresas de IA, dentre outros, e a ABIPAG - Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos, formada por instituições de pagamento e instituições financeiras entrantes no mercado, estabelecem em conjunto, objetivos gerais para colaborar no combate às fraudes bancárias e na segurança digital no Brasil. 


As associações ABRANET e ABIPAG, que representam instituições financeiras e de pagamento com atuação no ambiente digital, anunciam acordo de cooperação para fortalecer o combate às fraudes no sistema financeiro e ampliar a segurança dos usuários de serviços financeiros digitais.

 

Nos últimos anos, o setor financeiro brasileiro passou por uma verdadeira revolução, impulsionada pela digitalização e pela ampliação do acesso da população a produtos e serviços bancários. Esse movimento trouxe mais inclusão, concorrência e eficiência. No entanto, esse mesmo ambiente também tem sido alvo de ações criminosas, que se utilizam de diferentes práticas ilícitas para fraudar usuários e movimentar recursos de origem duvidosa.

 

Diante desse cenário, ABRANET e ABIPAG unem forças em iniciativa que visa colaborar com autoridades públicas, reguladores e outras entidades do setor na criação de soluções mais rápidas, eficazes e sustentáveis para enfrentar os crimes virtuais. Ressalta-se que diversas ações conjuntas entre instituições do setor já estão em curso, e outras estão devidamente endereçadas para implantação nos próximos ciclos de melhoria.

 

O acordo prevê diversas ações, entre elas:

  • Apoio institucional e técnico ao aprimoramento da regulação e da supervisão sobre o sistema financeiro e de pagamentos;
  • Participação ativa na construção de projetos normativos que facilitem a responsabilização de quem pratica fraudes com contas e meios de pagamento;
  • Desenvolvimento de mecanismos que favoreçam o compartilhamento de informações entre instituições financeiras, de pagamento e autoridades competentes, com foco na identificação de usuários, transações e comportamentos suspeitos;
  • Apoio à criação de instrumentos que permitam mapear e compartilhar, de forma estruturada e segura entre as instituições privadas e as autoridades públicas, o modo de atuação de quadrilhas especializadas em fraudes no ambiente digital;
  • Promoção da inclusão e da educação digital e financeira da população como vetor essencial para a prevenção de fraudes e fortalecimento da cidadania financeira. 



    O combate às fraudes financeiras e ao crime organizado é um compromisso compartilhado, cuja eficácia depende da ação conjunta e coordenada de todos os entes públicos e privados. ABRANET e ABIPAG reafirmam sua disposição em contribuir ativamente com essa agenda, fortalecendo a confiança na inovação financeira e promovendo um ambiente digital mais seguro para toda a sociedade brasileira. 
     

leia

também