BRICS propõem rede submarina para o Sul Global

27 de junho de 2025

por Redação Abranet

BRICS propõem rede submarina para o Sul Global

O Brasil propôs a realização de um estudo de viabilidade para a implementação de um cabo submarino do Sul Global, ampliando a autonomia e o equilíbrio na circulação de dados no mundo, durante a 13ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do BRICS (África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia), sob a presidência brasileira do bloco em 2025.

 

A reunião foi coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao abrir o evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, destacou o papel estratégico da CTI para o enfrentamento dos desafios globais e reafirmou o compromisso do Brasil com uma agenda multilateral baseada na paz, inclusão e desenvolvimento sustentável.


“O engajamento do Brasil nesses diálogos está ancorado na decisão de pactuar relações mutuamente benéficas, dentro do quadro das relações multilaterais, com respeito sempre às diferenças e persistindo no único caminho que julgamos verdadeiramente possível, que é o caminho da paz e do desenvolvimento”, afirmou a ministra.

 

Os representantes dos países membros discutiram ações concretas para fortalecer a cooperação internacional e enfrentar, de forma colaborativa, os efeitos das mudanças climáticas, da insegurança alimentar e das incertezas econômicas. Diante disso, Luciana Santos destacou que, em tempos de inovações disruptivas, de inteligência artificial e de eventos climáticos extremos, a marcha do desenvolvimento socioeconômico é colocada em xeque mais uma vez. É nesse contexto que a ciência, a tecnologia e a inovação se renovam como instrumentos capazes de garantir o nosso futuro”, enfatizou Luciana Santos.

 

“Hoje, a infraestrutura de cabos submarinos por onde circulam os dados está fortemente concentrada no Norte Global. Por isso, uma das propostas que constará na carta é justamente a realização de um estudo de viabilidade para a implementação de um cabo submarino do Sul Global”, explicou Luciana Santos.

 

O sistema submarino de alto desempenho desenvolvido para conectar diretamente redes de pesquisa de organizações e empresas inovadoras dos países BRICS. O principal objetivo é garantir uso público em pesquisa, educação e inovação, e uso privado na produção de riqueza, através de uma integração direta de longo prazo entre países membros.

 

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

leia

também