Análise da Xertica.ai aponta que governos lideram adoção de IA na América Latina

05 de agosto de 2025

por Redação Abranet

Análise da Xertica.ai aponta que governos lideram adoção de IA na América Latina

Levantamento da da Xertica.ai, empresa especializada em GenAI e consultoria em nuvem com atuação em oito países,  aponta o setor público como o que mais cresce em termos de adoção de soluções tecnológicas: a receita gerada por soluções voltadas a governos cresce a uma taxa de 28% ao ano, quase três vezes mais que os 11% registrados entre grandes empresas privadas (enterprise).

 

A transformação digital do setor público está avançando em ritmo acelerado na América Latina, impulsionada por um aumento expressivo nos investimentos em inteligência artificial (IA) e computação em nuvem. Segundo análise da Xertica.ai, os gastos governamentais com tecnologia têm crescido em alguns casos até três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB), superando, inclusive, o ritmo de investimento da iniciativa privada.
 

 

No Brasil, o cenário não é diferente. Com aumento de 6% nos investimentos públicos em TI somente em 2023, o País está entre os que mais investem em soluções de IA aplicadas à gestão pública, especialmente na esfera judicial. O Judiciário tem se destacado na adoção de tecnologias para automatização de processos, análise de documentos e vídeos, além da integração de bases de dados e uso de IA generativa para geração de insights e relatórios.
 

 

O avanço da IA no setor público brasileiro ocorre, em grande parte, por conta da demanda urgente por eficiência em áreas críticas. De acordo com Gustavo de Paula, gerente-geral da Xertica.ai no Brasil, a Justiça, por exemplo, tem buscado ferramentas que acelerem a análise de provas e documentos, enquanto instituições de saúde e educação estão recorrendo à IA para agilizar diagnósticos, monitorar redes escolares e ampliar o alcance de serviços. 

 

Apesar dos avanços, o Brasil ainda investe apenas 2,5% do PIB em tecnologia, segundo dados do Lit Search, o que aponta para uma oportunidade significativa de expansão. “A tecnologia já provou sua eficácia. O desafio agora é escalar essas soluções de forma ética, inclusiva e segura. Nosso papel é mostrar que é possível modernizar o serviço público sem perder de vista o cidadão e o impacto social das escolhas tecnológicas”, avalia Gustavo de Paula.
 

leia

também