Abranet apoia medidas mais rigorosas de proteção ao mercado do Banco Central

05 de setembro de 2025

Abranet apoia medidas mais rigorosas de proteção ao mercado do Banco Central

Em nota oficial ao mercado, nesta sexta-feira, 5/9, a Associação Brasileira de Internet aprova as medidas mais duras tomadas pelo Banco Central para proteger o ecossistema financeiro, após os ataques hackers.

A Abranet considera que o maior rigor na regulação e fiscalização de prestadores de serviços de tecnologia financeira, a definição de tetos para movimentações via Pix, o combate às fraudes, entre outros, ajudam a manter a confiança dos usuários para que continuem usufruindo dos ganhos expressivos trazidos com a competição e inovação no sistema de pagamentos, a exemplo das contas digitais gratuitas e popularização do PIX, diz o comunicado.

Abaixo a íntegra do comunicado:


A Associação Brasileira de Internet (Abranet) já manifestou seu apoio à Instrução Normativa RFB nº 2.278, da Receita Federal, e apoia também as medidas adicionais de regulação e segurança cibernética anunciadas hoje pelo Banco Central do Brasil.

As medidas reforçam a prioridade em proteger os usuários do sistema de pagamentos, em especial os milhões de incluídos (antes desbancarizados) no ecossistema financeiro com o surgimento das empresas digitais.

A Abranet considera que o maior rigor na regulação e fiscalização de prestadores de serviços de tecnologia financeira, a definição de tetos para movimentações via Pix, o combate às fraudes, entre outros, ajudam a manter a confiança dos usuários para que continuem usufruindo dos ganhos expressivos trazidos com a competição e inovação no sistema de pagamentos, a exemplo das contas digitais gratuitas e popularização do PIX.

Como consequência, as novas medidas preservam a inovação, a cidadania financeira e a competição no ainda concentrado sistema financeiro no Brasil.

Associação Brasileira de Internet – Abranet
05 de Setembro, 2025 

leia

também