GitHub prevê que até 2030 90% do código poderá ser escrito por IA

15 de setembro de 2025

por Redação Abranet

GitHub prevê que até 2030 90% do código poderá ser escrito por IA

A evolução da profissão e as habilidades do programador estão passando por mudanças influenciadas pela maior adoção de inteligência artificial.  “O papel da pessoa desenvolvedora está sendo reinventado. O futuro do desenvolvimento de software não é sobre substituir humanos por IA. Na verdade, nós precisamos de mais programadores do que nunca. Mas a IA muda a forma como pessoas e máquinas colaboram, criando espaço para que mais pessoas sejam criativas, críticas e estratégicas”, diz Martin Woodward, VP of Developer Relations at GitHub.

 

Um estudo conduzido pelo GitHub com pessoas desenvolvedoras que já usam IA de forma intensiva mostra que esses profissionais alcançam maior qualidade em suas tarefas, economizam tempo, desenvolvem novas habilidades e adotam um pensamento mais complexo e criativo. Até 2030, a previsão é que 90% do código poderá ser escrito por IA. 

 

GitHub aponta que a adoção dessa tecnologia trouxe maior satisfação no trabalho, aumento da ambição profissional e melhoria da fluência técnica. Depois de superar o ceticismo inicial, as pessoas desenvolvedoras estão encarando essas mudanças com otimismo baseado na realidade. Além disso, habilidades como trabalho em equipe, design de sistemas, orquestração de agentes e planejamento iterativo tornaram-se essenciais, enquanto o ensino isolado de sintaxe de linguagem de programação dá lugar ao pensamento crítico e ao trabalho colaborativo.

 

Uma questão comum no debate entre IA vs. humanos é como a tecnologia pode impactar os cargos de nível júnior, que tradicionalmente representam a porta de entrada para a carreira em programação. O medo de que a automação elimine essas posições não se confirma na prática. De acordo com o GitHub, novas pessoas programadoras estão começando em uma posição privilegiada, pois já entram no mercado de trabalho expostas às ferramentas de IA. Esse contato e conhecimento diário são exatamente o que as empresas precisam para se adaptar às novas formas de construir software.

 

Isso significa que, em vez de ficarem restritos a tarefas repetitivas, esses novos profissionais podem iniciar suas carreiras em uma posição mais estratégica. Nesse sentido, a IA assume grande parte da codificação básica , em que a linguagem humana é traduzida para a sintaxe de programação. Isso abre espaço para que eles possam focar em compreender a arquitetura dos sistemas, trabalhar em projetos maiores e inovadores e desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Esse novo ambiente não elimina a curva de aprendizado, mas a remodela, e os juniores agora aprendem desde o início a colaborar com agentes de IA, adquirindo fluência tecnológica e uma mentalidade orientada a sistemas mais rapidamente.

 

“Os juniores de hoje estão aprendendo em um ambiente moldado pela IA, o que lhes dá uma vantagem estratégica. Eles estão entrando no mercado com a mentalidade e as ferramentas que o futuro do desenvolvimento exige”, destaca Woodward. “Achamos isso tão importante que colocamos nosso dinheiro nisso e oferecemos a estudantes e professores acesso gratuito às nossas melhores ferramentas de IA desde o lançamento do GitHub Copilot em 2021.”

 

leia

também