Qualcomm compra open source Arduino e lança computador Linux

08 de outubro de 2025

por Redação Abranet

Qualcomm compra open source Arduino e lança computador Linux

A Qualcomm Technologies anunciou acordo para comprar a empresa de código aberto Arduino em uma transação que acelera a sua estratégia de capacitar os desenvolvedores e reforça seu compromisso de fornecer uma plataforma de borda full-stack que abrange hardware, software e serviços em nuvem. O fechamento desta transação está sujeito à aprovação regulatória e outras condições habituais de fechamento.

 

O novo Arduino UNO Q, computador de placa única e arquitetura de cérebro duplo um microprocessador compatível com Linux Debian e um microcontrolador em tempo real é o primeiro passo para conectar a computação de alto desempenho com controle em tempo real. Desenvolvido pela Qualcomm Dragonwing QRB2210, processador que executa um ambiente Linux completo, o UNO Q foi projetado para habilitar soluções de visão e som baseadas em IA que reagem ao ambiente, desde soluções domésticas inteligentes sofisticadas até sistemas de automação industrial.  

 

Além de manter a compatibilidade com o Arduino IDE e o ecossistema UNO, o UNO Q é a primeira placa Arduino a funcionar com o Arduino App Lab, um novo ambiente de desenvolvimento integrado criado para unificar a jornada de desenvolvimento do Arduino em fluxos de sistema operacional em tempo real,  com Linux, Python e IA para tornar o desenvolvimento mais rápido e fácil. 

 

O App Lab oferece aos desenvolvedores uma plataforma de código aberto projetada para idealizar, criar protótipos e dimensionar rapidamente soluções baseadas em IA para produção.  

 

Segundo comunicado de imprensa, a Arduino manterá sua abordagem aberta e espírito comunitário e  também manterá sua marca, ferramentas e missão independentes, continuando a oferecer suporte a uma ampla gama de microcontroladores e microprocessadores de vários fornecedores de semicondutores ao entrar neste próximo capítulo dentro da família Qualcomm. Após esta aquisição, os mais de 33 milhões de usuários ativos na comunidade Arduino terão acesso à poderosa pilha de tecnologia e alcance global da Qualcomm Technologies.

 

leia

também