USP cria curso presencial e online de como evitar golpes digitais

07 de novembro de 2025

por Da Redação Abranet

USP cria curso presencial e online de como evitar golpes digitais

Em meio ao avanço dos crimes virtuais no Brasil, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promoverá um minicurso gratuito para quem deseja aprender a se proteger no ambiente online.

 

A atividade é aberta ao público, não exige conhecimento prévio e será realizada em duas datas neste mês de novembro: na quarta-feira, dia 12, das 19h às 21h, e no sábado, dia 15, das 15h às 17h. As aulas acontecerão presencialmente no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, com 200 vagas disponíveis por encontro, e também serão transmitidas ao vivo no YouTube.

 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário online: https://icmc.usp.br/e/kdlqk. Para acompanhar virtualmente, a transmissão será pelo canal do grupo Ganesh, responsável pela organização: https://www.youtube.com/c/ganeshicmc.

 

O minicurso é promovido pelo grupo de extensão Ganesh, coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco, vice-diretora do ICMC. O conteúdo será apresentado por Gabriel Antunes, estudante de Ciências de Computação e coordenador do grupo. Segundo ele, o objetivo é fornecer orientações práticas e acessíveis para aumentar a segurança digital no dia a dia. “O minicurso será uma apresentação sobre os temas mais úteis para se proteger de agentes maliciosos na internet”, explica.

 

Durante o encontro, serão discutidos temas como criação de senhas fortes, identificação de links maliciosos e tentativas de golpe, além de noções sobre como atuam grupos ligados ao cibercrime. A proposta é que os participantes saiam com ferramentas e estratégias para se proteger em redes sociais, aplicativos, e-mails e serviços online.

 

O tema ganha relevância diante do aumento dos golpes virtuais no país. Dados divulgados em agosto pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que um em cada três brasileiros sofreu algum tipo de fraude digital com prejuízo financeiro nos últimos 12 meses — o equivalente a cerca de 56 milhões de vítimas.

leia

também