UIT quer acordo sobre expansão de benefícios das tecnologias digitais

17 de novembro de 2025

por Roberta Prescott

UIT quer acordo sobre expansão de benefícios das tecnologias digitais

Ministros e altos funcionários governamentais abriram formalmente a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-25), nesta segunda-feira (17/11), com declarações sobre como garantir que todos no mundo se beneficiem das tecnologias digitais. Organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e sediada em Baku pelo Governo do Azerbaijão, a WTDC-25 concentra-se na promoção de uma conectividade universal, significativa e acessível e tem como objetivo fornecer às pessoas em todo o mundo um serviço de Internet de alta qualidade a um custo acessível, sempre que necessário.


Nesse sentido, a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, destacou que a reunião em Baku serve para dar um novo fôlego ao desenvolvimento digital global e que a WTDC ajudará a criar as condições para que ninguém seja deixado para trás em um mundo que está sendo remodelado pela tecnologia mais rápido do que nunca.


Com o pano de fundo é o fato de que a transformação digital está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico, gênero e circunstâncias geográficas, a WTDC-25 enfatiza as necessidades de desenvolvimento digital dos países menos desenvolvidos (LDCs, na sigla em inglês), países em desenvolvimento sem litoral (LLDCs) e pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS). Sobre isso, o diretor do Escritório de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, Cosmas Luckyson Zavazava, disse que a transformação digital sustentável exige ações ousadas e centradas no ser humano.


A Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações, realizada a cada quatro anos, define as prioridades de trabalho do Setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT (UIT-D), adota iniciativas regionais de desenvolvimento digital e aprova questões técnicas formais a serem abordadas pelos Grupos de Estudo da UIT-D.


Cerca de 65 ministros e outros delegados governamentais devem discursar sobre as prioridades do desenvolvimento digital durante o Segmento de Alto Nível nos dois primeiros dias da reunião.


A WTDC-25 tem como objetivo adotar uma nova Declaração e Plano de Ação que estabeleça uma abordagem internacional consensual para o desenvolvimento digital para o período 2026-2029. Mais de 65 ministros e outros delegados governamentais deverão discursar sobre as prioridades do desenvolvimento digital durante os dois primeiros dias da reunião. No total, espera-se que 1.500 delegados participem da conferência,entre 17 e 28 de novembro.
 

leia

também