Visa tokeniza credenciais mirando futuro com AI commerce

27 de novembro de 2025

por Roberta Prescott

Visa tokeniza credenciais mirando futuro com AI commerce

Os agentes de inteligência artificial generativa voltados para comércio eletrônico devem ser a próxima grande onda, executando tarefas de assistentes de pesquisa até efetuando o pagamento. No futuro, a ideia é que o humano possa programar seu agente para realizar compras, encontrando o produto dentro do valor estipulado, fazendo o pagamento e agendando a entrega. Esse tipo de interação está no radar da Visa.


“Estamos em um  momento de transformação verdadeira pela IA, especialmente, a agêntica”, destacou Rodrigo Cury (foto), que assumiu a presidência da Visa Brasil em outubro último, ao abrir encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 27/11. “A maneira que vamos comprar e pagar vai mudar”, completou.


O comércio com inteligência artificial está prestes a transformar a maneira como as pessoas compram e mirando justamente esse mercado que emerge, o Visa Intelligent Commerce capacita agentes de IA a oferecer experiências confiáveis ​​e seguras. Trata-se, conforme explicou o vice-presidente de soluções digitais, Leandro Garcia, de habilitar agentes para fazer pagamentos.


Atualmente, Garcia explicou que se trabalha com o humano mais o agente fazendo as pesquisas, mas o check-out (pagamento) cabe apenas ao humano. No futuro, essa integração seguirá, mas o humano entregará a credencial para o agente de IA e ele fará o check-out. Mais à frente, a ambição é automação completa, com agente buscando e fazendo o check-out.


A Visa está trabalhando com as empresas de inteligência artificial generativa para que possam receber essas credenciais. “Neste momento, estamos habilitando as IAs”, disse Garcia. O modelos de negócios de como uma possível parceria funcionaria ainda não entrou em discussão, segundo ele. Garcia não abre com quais empresas a Visa conduz testes.


Por trás desse mecanismo, existe um trabalho de tokenização que a Visa vem fazendo para aumentar a segurança das transações. “Nos últimos dois a três anos, focamos na tokenização, em trocar as credenciais de pagamento. Espalhamos tokens, digitalizando o e-commerce no Brasil”, explicou o VP de soluções digitais. Isso avançou para autenticação usando cloud token e passkey; click to pay; tap to everything e agentes de e-commerce.


“A tokenização melhora a taxa de aprovação e reduz a fraude”, disse Garcia. O objetivo é tokenizar 100% das transações digitais. 
 

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