5 insights do Fórum Econômico Mundial para adoção e a escalabilidade bem-sucedidas da IA

19 de janeiro de 2026

por Roberta Prescott

5 insights do Fórum Econômico Mundial para adoção e a escalabilidade bem-sucedidas da IA

A IA deve gerar valor mensurável e é necessário traduzir a experimentação inicial em uma transformação sustentável em nível empresarial, industrial e social. O recado vem no estudo da Fórum Econômico Mundial em parceria com a Accenture “Proof over Promise: Insights on Real-World AI Adoption from 2025 MINDS Organizations” — em português, Provas em vez de promessas: percepções sobre a adoção de IA no mundo real em organizações participantes do projeto Minds em 2025.


Minds é o programa criado pelo Fórum Econômico Mundial, como parte de sua Aliança Global de IA, para ajudar líderes a desbloquearem todo o valor da IA ​​para os negócios e a sociedade. Por meio de uma rede cada vez maior de organizações que compartilham suas experiências, o Minds está construindo uma base de conhecimento compartilhada para ajudar as organizações a implementarem a IA de forma responsável, inclusiva e em escala. Minds é a sigla em inglês para meaningful, intelligent, novel, deployable solutions ou soluções significativas, inteligentes, inovadoras e implementáveis. 
 

Globalmente, organizações de todos os setores têm empreendido esforços ambiciosos para capitalizar o potencial da inteligência artificial (IA) e explorado aplicações com uma ampla gama de tecnologias de IA, desde aprendizado de máquina (ML) e aprendizado profundo até grandes modelos de linguagem, sistemas agentes complexos e muito mais. O estudo aponta que, somente com IA generativa, as organizações esperam, em média, aumentos porcentuais de dois dígitos na produtividade e no crescimento da receita em até 18 meses após a implementação e o escalonamento, além de uma redução semelhante nos custos.


A IA, em seu contexto mais amplo, é vista como uma alavanca para criar valor adicional. “Como vimos, nem todos os programas piloto ou em estágio inicial estão obtendo o sucesso esperado. Em meio à pressão por uma rápida adoção, desafios como a prontidão dos dados, a infraestrutura legada, a governança fragmentada e o treinamento insuficiente da força de trabalho têm deixado muitas organizações com dificuldades para avançar além dos experimentos iniciais com IA”, escreveram Muqsit Ashraf, diretor-executivo de estratégia da Accenture; Maria Basso, chefe de aplicações e impacto de IA do Fórum Econômico Mundial, e Stephan Mergenthaler, diretor-executivo e de Tecnologia também do Fórum Econômico Mundial.


De acordo com eles, em vez de limitar o progresso ao que cada organização consegue descobrir sozinha, a verdadeira oportunidade reside na aprendizagem coletiva. Isto é: aproveitar as experiências de quem já adotou a IA com sucesso ajuda outras organizações a acelerarem sua própria jornada rumo ao impacto.

 

O primeiro relatório do MINDS reúne insights de centenas de organizações que abriram suas portas para compartilhar suas jornadas, métricas, desafios e lições aprendidas com a IA. Com base em informações de centenas de candidatos e entrevistas aprofundadas, o relatório recomenda incorporar a IA como uma capacidade estratégica em toda a empresa; ampliar a colaboração entre humanos e IA por meio de funções e fluxos de trabalho redesenhados; fortalecer as bases de dados e as fontes de dados estratégicas para promover o impacto e a escala da IA; modernizar a infraestrutura tecnológica por meio de plataformas unificadas e capacidades de engenharia estratégicas; e implementar práticas responsáveis ​​de IA desde a concepção, calibrando a supervisão humana.


O relatório destacou cinco insights principais que possibilitam a adoção e a escalabilidade bem-sucedidas da IA:


Insight 1: Aproveitando a IA como parte essencial do funcionamento das organizações
As organizações estão incorporando a IA como uma capacidade estratégica em toda a empresa, passando do uso tático para uma reinvenção dos processos principais e do propósito a longo prazo.


Insight 2: Ampliando os pontos fortes quando humanos e IA trabalham juntos em uma força de trabalho em transformação
A adoção bem-sucedida da IA ​​começa com pessoas e organizações redesenhando o trabalho para aumentar a expertise humana com IA, ampliando as capacidades especializadas e a inovação por meio da colaboração.


Insight 3: Fortalecendo as bases de dados e as fontes de dados estratégicas para ampliar o impacto e a escala
A qualidade dos dados é a maior barreira para o sucesso da IA, portanto, as organizações estão aproveitando diversas vantagens de dados e buscando estratégias de dados diferenciadas essenciais para ampliar o impacto da IA.


Insight 4: Modernizando a pilha de tecnologia para recursos avançados de IA
As organizações estão indo além de soluções fragmentadas e investindo em plataformas de IA unificadas e recursos de engenharia estratégica que permitem a adoção segura, ágil e escalável da IA.


Insight 5: Escalando a IA com confiança por meio de práticas responsáveis ​​de IA
A adoção confiante da IA ​​requer sistemas confiáveis, levando as organizações a incorporar controles técnicos e dimensionar adequadamente a supervisão humana para a tomada de decisões automatizada.
 

leia

também