Meta anuncia construção de data centers hiperescaláveis com Nvidia

19 de fevereiro de 2026

por Redação Abranet

Meta anuncia construção de data centers hiperescaláveis com Nvidia

A Meta anunciou a construção de data centers hiperescaláveis otimizados tanto para treinamento quanto para inferência com CPUs Nvidia e milhões de GPUs Nvidia Blackwell e Rubin, bem como a integração de switches Ethernet Nvidia Spectrum-X para a plataforma Facebook Open Switching System da Meta. Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, afirmou estar entusiasmado em expandir a parceria com a Nvidia para construir clusters de ponta usando a plataforma Vera Rubin, a fim de levar superinteligência pessoal a todos no mundo.


Em nota, Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, destacou que “ninguém implementa IA na escala da Meta — integrando pesquisa de ponta com infraestrutura de escala industrial para impulsionar os maiores sistemas de personalização e recomendação do mundo, para bilhões de usuários”. Huang detalhou que a Nvidia está entregando um “profundo design de código conjunto de CPUs, GPUs, redes e software, uma plataforma Nvidia completa para os pesquisadores e engenheiros da Meta enquanto eles constroem a base para a próxima fronteira da IA”.


Marcio Aguiar, diretor da divisão de mercado corporativo da Nvidia para América Latina, explicou que a infraestrutura terá uma capacidade massiva de transformação do que se pode conquistar com a IA nos próximos anos.


Expansão 
O mais recente anúncio segue a parceria entre Meta e a Nvidia na implantação de CPUs Nvidia Grace baseadas em Arm para as aplicações de produção de data centers da Meta, proporcionando melhorias significativas de desempenho por watt em seus data centers como parte da estratégia de infraestrutura de longo prazo da Meta.


A colaboração representa a primeira implementação em larga escala exclusiva de Nvidia Grace, apoiada por investimentos em design de código e otimização de software em bibliotecas do ecossistema de CPU para melhorar o desempenho por watt a cada geração.


As empresas também estão colaborando na implementação de CPUs Nvidia Vera, com potencial para implantação em larga escala em 2027, ampliando ainda mais a capacidade de computação de IA com eficiência energética da Meta e impulsionando o ecossistema de software Arm de forma mais ampla.


A Meta implantará sistemas líderes do setor baseados em Nvidia GB300 e criará uma arquitetura unificada que abrange data centers locais e implantações de parceiros de nuvem da NVIDIA para simplificar as operações, maximizando o desempenho e a escalabilidade. Além disso, a Meta adotou a plataforma de rede Ethernet Nvidia Spectrum-X em toda a sua infraestrutura para fornecer redes em escala de IA, oferecendo desempenho previsível e de baixa latência, ao mesmo tempo que maximiza a utilização e melhora a eficiência operacional e energética.


Além disso… 
A Meta adotou o Nvidia Confidential Computing para processamento privado do WhatsApp, possibilitando recursos com inteligência artificial em toda a plataforma de mensagens, ao mesmo tempo que garante a confidencialidade e a integridade dos dados do usuário. E ambas as companhias estão colaborando para expandir os recursos para além do WhatsApp, abrangendo casos de uso emergentes em todo o portfólio da Meta e oferecendo suporte à IA com privacidade aprimorada em escala.


As equipes de engenharia da Nvidia e da Meta estão empenhadas em um profundo design de código para otimizar e acelerar modelos de IA de ponta nas principais cargas de trabalho da Meta. Esses esforços combinam a plataforma completa da Nvidia com as cargas de trabalho de produção em larga escala da Meta para impulsionar maior desempenho e eficiência para novos recursos de IA usados por bilhões de pessoas em todo o mundo.
 

Imagem criada por IA

leia

também