Custo até 20 vezes maior é o entrave para enterrar redes

Um dos maiores dilemas da Eletropaulo é como financiar o enterramento das redes, revelou o vice-presidente de relações externas da companhia, Sidney Simonnagio. “Não é para uso genérico; tem de enterrar onde faz sentido. O custo de manutenção chega a ser até 24% maior do que uma rede aérea”, pontuou.

São Paulo terá sistema único de gestão de infraestrutura de redes

Prefeitura detalhou o projeto GeoInfra, que tem como objetivo fazer o ordenamento das redes aéreas e subterrâneas. Projeto é visto como uma alternativa para ordenar o emaranhado de cabos e redes. Iniciativa foi apresentada em Workshop sobre o tema, realizado na FIESP.

Eletropaulo investe R$ 51 milhões para enterrar rede elétrica em duas regiões

A remoção dos postes está condicionada à retirada dos ativos de operadores de telecomunicações, iluminação pública e engenharia de tráfego.

Interconexão: Anatel define novas regras para reduzir disputas

Agência reguladora quer reduzir o grande número de disputas nos acordos para o tráfego de voz e dados firmados entre as empresas. Nova regra impõe a oferta de interconexão de redes de nova geração mesmo para o tráfego de voz. Objetivo é impedir que novos competidores tenham de investir em redes obsoletas.

Anatel aprova a revisão do Plano Geral de Metas de Competição

Agência incluiu entre as obrigações diferenciadas, as ofertas de atacado para interconexãso e transporte de alta velocidade, o link Internet. Oi, Claro, Telefônica, Algar Telecom e Copel foram classificadas como detentoras de Poder de Mercado Significativo.

Senado aprova e Lei de proteção de dados pessoais vai à sanção

Congresso aprovou o texto que cria uma autoridade nacional, vinculada ao Ministério da Justiça, para regular e fiscalizar o assunto. Haverá 18 meses de preparação até a vigência das novas regras. A Abranet foi uma das 72 signatárias do manifesto multissetorial favorável à legislação.

ARTIGO

Internet para todos ou só para alguns?

Por Rudinei Carapinheiro*

Enquanto mantivermos a postura da falta de transparência, licitações duvidosas, legislação frágil e jeitinhos, os programas públicos que nascem com boas intenções não podem ser bem sucedidos. E enquanto isso, quem faz a verdadeira inclusão digital são os pequenos provedores, que investem no interior do país.

EDIÇÃO 24
maio-julho 2018
A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia. E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital